Estudante que seguia em moto caiu ao passar em vão e foi atropelada.
Órgão diz que fará a devida manutenção; Polícia Civil investiga o acidente.
Dalila Santos, 21, morreu após cair em buraco e
ser atropelada (Foto: Reprodução/Facebook)
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) foi notificado pela Prefeitura de Goiâniax para fazer a manutenção de um buraco na Avenida Aderup, no Setor Cidade Jardim, que fica em uma calçada na área de responsabilidade de órgão. A medida ocorreu depois que a estudante de pedagogia Dalila Teodoro da Mata Santos, de 21 anos, morreu em um acidente de trânsito causado pela erosão.
De acordo com a Polícia Civil, a jovem seguia em uma motocicleta Honda Biz, na noite de quarta-feira (29), quando contornou uma rotatória existente na via, passou pelo buraco e perdeu o controle da direção. Chovia forte no momento e o vão estava coberto de água.
Em seguida, segundo a polícia, um caminhão que vinha logo atrás atropelou a vítima que estava no chão. O condutor não percebeu que tinha atingido a jovem e continuou a viagem. No entanto, parou mais à frente quando foi avisado por um motociclista sobre o atropelamento. Assim, o motorista estacionou o veículo e voltou para ver o que tinha acontecido, quando já encontrou a estudante sem vida.
Após o acidente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) divulgou um comunicado informando que o buraco fica na calçada, cuja responsabilidade é do Detran. Assim, a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplanh) enviou uma notificação ao órgão, na quinta-feira (30), dando um prazo de 48 horas para a manutenção da erosão.
saiba mais
Motorista morre em acidente ao tentar desviar de buraco na BR-070
Pai e filha morrem em acidente que pode ter sido causado por buraco
Motociclista se fere ao cair em buraco aberto em Aparecida de Goiânia
Em nota enviada ao G1, o Detran-GO lamentou o acidente e destacou que “não tem medido esforços no sentido de promover a conscientização e a melhoria da formação dos condutores, com investimentos em tecnologia, educação para o trânsito e padronização das pistas de provas práticas de motocicletas”.
Sobre a notificação para reparos na calçada, o órgão informou que “é preciso ressaltar que o acidente deu-se na pista de rolamento, que é o local reservado para veículos. Ressaltamos que o buraco surgiu com o acúmulo de água na avenida, tendo em vista que a região não possui sistema de escoamento eficiente das águas da chuva”.
Por fim, o Detran disse que “comprometido com a segurança também dos pedestres, irá enviar uma equipe do programa Goiás Sinalizado lá, nesta sexta-feira [31], para avaliar as correções necessárias”.
Estudante caiu ao passar em buraco em área do Detran-GO e foi atropelada (Foto: Divulgação/Dict)
Investigação
A Delegada Nilda Andrade, titular da Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), disse ao G1 que o motorista do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro ainda no local do acidente, que deu negativo.
“Ele se apresentou à delegacia e prestou depoimento na quinta-feira. O homem contou que estava chovendo muito no momento do acidente e que não viu a jovem caída na via pública. Também disse que não fugiu e voltou assim que foi alertado por um motociclista”, contou.
Segundo a delegada, ele responde por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. “Porém, ao longo da investigação, vamos apurar as responsabilidades. De antemão, tudo indica que ele realmente não viu a vítima, até mesmo em função da chuva, do período noturno e do tamanho do caminhão. Mas tudo será esclarecido até o fim do inquérito”, destacou.
Estudante caiu de motocicleta ao passar em buraco e foi atropelada, em Goiânia (Foto: Divulgação/Dict)