Veja receita de peixe na telha feito com pintado do Rio Araguaia, em Aruanã


Equipe do JA1 foi até a cidade em alta temporada de férias para aprender a fazer o delicioso prato. Quem ensina o prato é o chefe de cozinha e bombeiro Anderson Caetano de Morais. Pintado faz sucesso em restaurante de Auranã, em Goiás
TV Anhanguera/Reprodução
Durante a temporada de férias, a equipe do Jornal Anhanguera 1ª Edição foi até Aruanã, na região noroeste de Goiás, para aprender a fazer uma receita de peixe na telha, com pintado pescado no Rio Araguaia (veja abaixo). O prato é um dos mais pedidos na cidade durante o mês de julho, quando turistas lotam os acampamentos às margens do rio.
Quem ensina o prato é o chefe de cozinha Anderson Caetano de Morais, da Panelinha Vale, que fica no Centro de Aruanã. Anderson, que é bombeiro durante o dia, explica que a vocação para a cozinha começou quando ele servia a aeronáutica. Na época, ele afirma que foi trabalhar em um rancho e foi colocado para cozinhar.
Veja abaixo como fazer o peixe na telha:
Ingredientes:
Peixe:
600 g de posta de pintado
50 ml de azeite
100 g de camarão
1 tomate
150 g de pimentões coloridos
2 pimentas de cheiro
Pimenta do reino a gosto
1 cebola
5 dentes de alho
30 g de colorau
100 a 150 ml de leite de coco
1 caixinha de creme de leite
1 limão
Pirão:
200 g de farinha de mandioca
1 pimenta de cheiro
Cheiro verde a gosto
100 g de cubos de peixe
1 dente de alho
½ cebola
Modo de preparo:
Tempere as postas de peixe com alho, sal, limão e pimenta moída. Deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, corte os tomates em cubos, os pimentões e a cebola Aqueça uma panela, adicione azeite e o alho, deixe dourar e adicione coloral. Enquanto refoga o alho, adicione os tomates em cubos. Na sequência acrescente água e o fundo do peixe.
Deixe ferver, adicione as postas de peixe, a cebola, os pimentões e o leite de coco. Deixe apurar um pouco e coloque cheiro verde e pimenta de cheiro. Quando o peixe já estiver cozido, desligue o fogo e adicione um pouco de creme de leite.

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *