Detran – GO marca presença em escola públicas e privadas de Goiás.


A conscientização sobre a segurança e preservação da vida na mobilidade urbana deve começar junto com o início do processo de educação, a partir da fase escolar. Com esse objetivo, de atender a população goiana e contribuir para a construção de um trânsito melhor, o Detran criou o projeto Detranzinho.

Criado em 2013, o Programa Detranzinho leva educação para o trânsito a alunos que cursam o ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas do estado de Goiás. O projeto tem como objetivo principal preparar os futuros motoristas a exercer a cidadania no trânsito.
Por se tratar de crianças e adolescentes, é utilizada uma metodologia que desperte o interesse deles, dessa maneira o aprendizado acontece naturalmente e sem pressão, com uma atmosfera divertida e descontraída. Os alunos são convidados a entrar numa cidade fictícia, com objetos feitos com brinquedos Lego, levando-os a uma referência prática urbana, com carros, pessoas, ciclistas e pedestres.

Em 4,5 anos de programa, mais de 109 municípios receberam a caravana do Detranzinho, sendo 11 no primeiro ano e 17 no primeiro semestre de 2017, praticamente a média de atendimento anual. No ano passado, 130 escolas, distribuídas em 23 municípios goianos. Dado isso, mais de 23 mil crianças e jovens receberam aula de educação para o trânsito de forma leve e descontraída.

Em uma das visitas, um aluno de 04 anos fez um alerta ao seu pai que foi busca-lo de moto, dizendo que não poderia andar de moto porque não tinha 07 anos, que isso poderia colocar a vida dele em risco, conta o orientador que aplicou o curso na escola.
 

Para receber a caravana do Detranzinho em sua instituição de ensino, é necessário enviar um ofício à diretoria técnica do Detran Goiás, situado em Goiânia, manifestando o interesse. O número de equipes foi ampliado para atender todas as solicitações em 2017. Lembrando que o projeto é desenvolvido sem nenhum custo para os munícipios.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Detran Goiás

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *